Como reduzir o consumo de energia do seu frigorífico?

Todos sabemos que o frigorífico é um eletrodoméstico indispensável nas nossas casas, contudo, por precisar de estar sempre ligado à corrente, é provavelmente o equipamento que mais consome energia, apresentando um grande peso na fatura mensal de eletricidade. Para reduzir o consumo excessivo de energia, apresentamos-lhe um conjunto de dicas que deve seguir:

1. Analise os rótulos de eficiência energética antes de comprar um frigorífico:

    Se está a pensar adquirir um novo frigorífico, deve prestar bastante atenção à classe energética do equipamento e escolher, principalmente, os que apresentam as etiquetas A, sendo estas: A+; A++ e A+++, esta última é a etiqueta referente aos equipamentos que menos consomem energia;

    Evite eletrodomésticos que possuam uma etiqueta inferior a A.

    2. Evite abrir o frigorífico demasiadas vezes:

    Quando abrimos o frigorífico, sai o ar frio e entra calor. Como o equipamento precisa de manter o interior frio, gasta mais energia para que o ar que entrou arrefeça, consequentemente, acaba por aumentar a nossa conta de eletricidade, por isso, recomendamos que abra o frigorífico, apenas quando souber o que vai tirar ou colocar.

    3. Não guarde alimentos quentes:

    Depois de guardar alimentos quentes em embalagens, deve esperar que estes arrefeçam antes de os colocar diretamente no frigorífico, para evitar sobrecarregar o compressor e para não alterar o estado de conservação de outros alimentos.

    4. Mantenha os equipamentos distantes das zonas de calor:

    O local onde coloca o seu frigorífico tem um papel relevante no consumo de energia do equipamento. Deve evitar colocá-lo num lugar onde não entre luz solar e não existam outros eletrodomésticos por perto, como por exemplo: fogões e máquinas de lavar e secar roupa.

    5. Teste as borrachas que vedam a(s) porta(s)

    Verifique se as borrachas da(s) porta(s) estão bem vedadas para se evitar a perda de ar frio e o consumo de energia.

    6. Ajuste a temperatura

    Manter o frigorífico na temperatura ideal, é uma ótima forma de se evitar o consumo excessivo de energia. Mantenha a temperatura nos 4ºC.

    7. Organize os alimentos corretamente

    Os alimentos devem ser organizados de acordo com os diferentes níveis de refrigeração presentes no frigorífico para se otimizar o consumo de energia. Organize o seu frigorífico da seguinte forma:

    • Gavetas inferiores: Aqui deve colocar os alimentos com menos prazo de validade, como por exemplo: legumes, fruta e ovos;

    • Prateleiras inferiores: Esta é a parte mais fria do frigorífico, por essa razão, deve colocar os alimentos como carne, peixe, iogurtes e natas.

    • Prateleiras Superiores: Aqui deve colocar os alimentos mais utilizados e que não precisem de uma grande quantidade de frio, pode então colocar nesta zona manteiga, queijos e alimentos que estejam em embalagens.

    • Portas: Nas portas pode e deve colocar garrafas de água, sumo, etc.

      Imagem retirada do blog sapo lifestyle

      Agora que já sabe quais são as melhores práticas a adotar, deve começar a colocá-las em prática. De certeza que vai reparar numa descida de valor na sua fatura de eletricidade. Se está à procura de um novo frigorífico, visite o website da Oportunidade24, onde vai encontrar ótimas opções de frigoríficos.

      op24admin

      Escreva um comentário