No momento de renovar a sua cozinha, ou mudar o seu fogão antigo, uma placa acaba por fazer toda a diferença, devido ao seu design simples e minimalista que permite dar um aspeto mais moderno e apelativo. Contudo, no momento desta compra deparamo-nos sempre com uma questão indução vs vitrocerâmica – qual a melhor placa de fogão? 

Diferenças entre: indução vs vitrocerâmica

Antes de tudo é importante lembrar que as placas apenas funcionam com eletricidade, por isso se em sua casa utilizar gás, o melhor é mudar para energia elétrica.

1. Placas Vitrocerâmicas

O calor das placas vitrocerâmicas é conseguido através da resistência elétrica que se situa na parte inferior deste equipamento, permitindo aquecer a base da resistência do foco que se pretende ligar. Este tipo de placas demora algum tempo a aquecer e a arrefecer, o que pode ter 2 vertentes: Permite-nos aproveitar o calor residual, contudo pode não ser muito seguro uma vez que depois de desligada, o facto de estar quente pode originar queimaduras se estivermos distraídos.

No entanto, as placas costumam avisar que os focos estão quentes normalmente através do aparecimento da letra “H” (Hot). Uma boa vantagem da vitrocerâmica, é o facto de podermos utilizar todo o tipo de utensílios de cozinha, por isso se estiver a trocar de um fogão a gás, para uma placa deste género, pode continuar a utilizar os seus tachos, panelas, etc.

2. Placas de Indução

No que diz respeito às placas de indução, o calor é produzido através de ondas eletromagnéticas, conseguido através do contacto da placa com bases de tachos ou panelas que têm de ter fundos magnéticos, por isso consegue-se evitar o desperdício de energia, visto que só os tachos ou as panelas é que aquecem, não difundindo o calor para a restante superfície da placa.

As placas de indução também se revelam muito seguras, uma vez que podemos colocar a nossa mão em cima e não nos queimamos, para além disso, desliga-se em algumas situações, como por exemplo: 

– Em caso de sobreaquecimento; 

– Quando se vertem líquidos; 

– Quando nos esquecemos de desligar a placa;

Como limpar estes 2 tipos de placas?

A limpeza das placas de vitrocerâmica, ou indução é bastante simples e deve ser feita com regularidade, para se evitar uma acumulação de gordura e o surgimento de odores.

4 passos simples para limpar as suas placas de vitrocerâmica ou indução:

1º Passo: Certifique-se que a placa está desligada.

2º Passo: Faça uma limpeza superficial, utilizando um pano húmido.

3º Passo: Se houver gordura incrustada deve-se utilizar um raspador, mas é importante utilizá-lo com precaução para não danificarmos o equipamento.

4º Passo: Posteriormente, se for visível algum tipo de manchas deve-se utilizar um produto específico para remoção de manchas, como por exemplo um limpa-vidros.

Equipa Op24

Autor

Escreva um comentário